Região Blumenau

Sindicato adia paralisação e ônibus circulam normalmente em Blumenau

Presidente da entidade não descartou, no entanto, paralisações nos próximos dias

Autor
Sindicato adia paralisação e ônibus circulam normalmente em Blumenau
Foto: Facebook / divulgação

Os ônibus vão circular normalmente em Blumenau nesta terça-feira (19). O Sindicato dos Empregados do Transporte Coletivo Urbano (Sindetranscol) informou, através de uma nota Oficial postada nas suas redes sociais no começo da noite desta segunda (18), que a nova paralisação do transporte coletivo que estava marcada para esta data, foi adiada.

PUBLICIDADE

O presidente da entidade, Osnir Schmitt, salientou que o Sindicato adia paralisação em respeito à Audiência de Conciliação, marcada para esta semana na sede do TRT, em Florianópolis. Outro motivo seria aguardar pela sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Blumenau, que pode colocar em pauta um projeto de lei que aborda o trabalho dos cobradores de ônibus. Osnir, no entanto, lembrou que o adiamento não descarta que ocorra uma nova paralisação nos próximos dias.

Ainda segundo o presidente, a paralisação tinha como objetivo reivindicar direitos, buscar melhorias nos terminais e manutenção do emprego dos cobradores.

Sindicato adia paralisação

Na terça-feira da semana passada (12), a cidade amanheceu sem ônibus circulando, o que surpreendeu a maioria dos usuários e causou transtornos em todos os setores, públicos e privados. No entanto, a greve durou apenas 24 horas, com o transporte coletivo voltando a funcionar normalmente ao amanhecer de quarta (13).

Na mesma noite de quarta (13), a Justiça do Trabalho determinou alguns requisitos a serem cumpridos pelos grevistas em caso de novas paralisações. A principal exigência foi que o Sindicato garanta sobre um percentual mínimo de ônibus circulando nos horários de pico.

Confira a íntegra da nota do Sindicato, postada nesta segunda-feira (18):

REPONDO A VERDADE, OUTRA VEZ!

Está ficando até chato, porém, nos cabe retomar os temas para esclarecer a população e repor a verdade, combater a leviandade e a covardia da desinformação, especialmente em relação ao Prefeito Mário Hildebrandt, um verdadeiro marionete da empresa Piracicabana/Blumob, e de parte da imprensa/mídia de nossa região, especialmente em relação à órgãos tradicionais e históricos, o que não significa serem sérios e verdadeiros. Determinados apresentadores de programas em rádios e TVs, assim como o Prefeito, também são marionetes de grandes empresários e do Poder Público, aliás, um dos grandes contratantes e abastecedor do caixa dessas empresas de “comunicação” e de determinados comunicadores.

Se arvoram na condição de informadores e profissionais jornalistas, mas, divulgando inverdades e leviandades, na verdade, fazem antijornalismo e desinformam o povo. E pior, no caso de TVs e rádios, a exemplo da Blumob, se utilizam de “concessões públicas” para fins mesquinhos e interesses empresariais/políticos. Sim, rádios e TVs dependem de autorizações do Ministério das Comunicações para existir e funcionar, portanto, beneficiários de concessões públicas, o que aumenta ainda mais a gravidade de seus atos desinformadores e de manipulação da opinião pública, quando deveriam ser fornecedores de informações corretas para que as pessoas pudessem formar sua própria opinião sobre os fatos.

Na verdade, esses péssimos pseudo-informadores e políticos oportunistas deturpam as informações e emitem as suas opiniões como se fossem a verdade, assim manipulando a opinião pública, ao invés de serem ferramentas para que esta se forme livre e independete.

ALGUNS EXEMPLOS DO DESSERVIÇO À POPULAÇÃO!

1 – OS ÓTIMOS SALÁRIOS NÃO ESTÃO ATRASADOS – Primeiramente, é preciso perguntar ao prefeito fantoche e os cAlunistas a seu serviço, em que momento os trabalhadores reivindicaram salários nesse momento?

1.1 – Em segundo lugar, os “ótimos salários” a que se referem variam de 50 a 65% do que deveria ser o salário mínimo no Brasil, se a Constituição fosse cumprida. O prefeito e nenhum pseudo-jornalista, viveriam mais do que cinco dias do mês com esse “ótimo” salário.

1.2 – Por outro lado, mesmo muito aquém do merecimento, temos, sim, bons salários se comparados a grande parte dos demais trabalhadores. Sabem por quê? Porque somos uma categoria que luta para conquistar. Se os demais sindicatos fossem como o SINDETRANSCOL, todos os trabalhadores teriam melhores salários. Assim, o comércio venderia mais, a indústria teria que produzir mais e o Estado arrecadaria mais, ou seja, todos ganhariam, não apenas meia-dúzia de exploradores do trabalho de milhões de pessoas. 

1.3 – Salários em dia é obrigação de qualquer patrão. Não apenas pelas leis, mas pelo merecimento, uma vez que todo trabalhador trabalha o mês inteiro, para receber seus salários apenas no quinto dia útil após o mês trabalhado. Se o prefeito não sabe disso, talvez nunca tenha sido trabalhador de carteira assinada. Se foi, é leviano e esqueceu seu passado. 

2 – “O SINDICATO FAZ A PARALISAÇÃO” – E mais, “o sindicato coage a categoria que não quer parar.” Essa é a mais mentirosa das afirmações. Quem comprova isso é a PM-SC, que ilegalmente foi coagir os trabalhadores paralisados nos terminais do Aterro e da Fonte e ouviu deles próprios que estavam paralisados por sua vontade e que não foram coagidos pelo sindicato a nada. Tudo registrado em vídeo que já divulgamos.

É óbvio que alguns trabalhadores não são filiados ao sindicato e se colocam contra. Diferenças temos até em nossas famílias. Mas, se submetem a maioria de seus companheiros de trabalho, não ao sindicato.

3 – “VAI TER GREVE NESTA TERÇA, 19 DE MARÇO” – O prefeito marionete e os bocas-de-aluguel da imprensa, afirmam que o sindicato anunciou greve nesta terça, o que é mentira. Está claro no documento enviado ao Poder Público e à Blumob, na última sexta-feira: anunciamos que PODERÃO haver paralisações a PARTIR do dia 19, ou seja, a partir de 72 horas após o comunicado, o que está previsto em lei e foi cumprido na última paralisação de 24h.

4 – AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO NO TRT – Nesta terça-feira, dia 19, ocorrerá uma Audiência de Conciliação, no TRT em Florianópolis, que, aliás, foi por nós solicitada. Isso está definido desde a semana passada, o que demonstra a leviandade de quem afirma o contrário, até porque, não faria sentido solicitarmos a reunião e paralisarmos no mesmo dia.

5 – NOSSO OBJETIVO NUNCA FOI A GREVE – A greve é um direito do trabalhador previsto na Constituição Federal de nosso país, que ainda diz: cabe aos trabalhadores, reunidos em assembleia, a decisão de fazer e porque fazer a greve.

A greve é o último recurso. Prova disso é que estamos há mais de dois anos denunciando as condições de trabalho, inclusive de segurança, denunciando a situação e tentando negociar. Nada foi feito, nem pela Blumob, muito menos pelo prefeito.

Agora falam em câmeras nos veículos. Já ouvimos essa promessa há mais de um ano. Agora falam em reformas nos terminais, já ouvimos isso há mais de dois anos. Promessas não cumpridas não garantem condições de comermos em locais adequados, nem de termos sanitários minimamente equipados e limpos, bem como, essas promessas descumpridas não garantiram que, nesse período, mais de 10 trabalhadores fossem agredidos trabalhando. Essas promessas oportunistas e mentirosas não impedem centenas de invasões nos terminais todos os dias, motivo de muitas agressões e de prejuízos ao sistema, que atinge a Blumob, porque esta recebe o subsídio com mais dinheiro público.

E porque nunca tivemos a greve como objetivo, é que solicitamos a Audiência presencial em Florianópolis e não paralisaremos nesta terça (19).

SINDETRANSCOL |  SINDICATO DE LUTA!

Relacionadas