Região Blumenau

Ônibus voltam a circular em Blumenau, após paralisação de 24h

Sindicato da categoria diz que as mobilizações vão continuar

Autor
Ônibus voltam a circular em Blumenau, após paralisação de 24h
Foto: Arquivo / Prefeitura de Blumenau

O sistema de transporte coletivo está funcionando normalmente em Blumenau nesta quarta-feira (13). Após uma paralisação total de 24h, os ônibus voltaram a circular hoje, em todas as linhas e horários.

PUBLICIDADE

Nas redes sociais, o Sindicato dos Empregados do Transporte Coletivo Urbano (Sindetranscol), que comandou o movimento, informou que a jornada de luta continua e outras ações devem ocorrer.

“O protesto desta terça-feira foi apenas a primeira ação mais contundente da categoria. As mobilizações vão continuar, conforme anunciamos desde o dia 7 de fevereiro, quando os trabalhadores aprovaram a jornada de lutas em assembleia”, declarou o Sindetranscol.

“Por segurança para todos, por nossas condições sanitárias e de alimentação, pela manutenção dos agentes de bordo/postos de trabalho para o povo e contra os ataques ao sindicato/demissão de dirigentes. Solicitamos seu apoio nessa luta que é da cidade”, finaliza a nota.

Sem ônibus e sem negociação

Ao ver que os ônibus continuavam parados nos terminais, a Prefeitura de Blumenau notificou a Blumob para que retomasse imediatamente o transporte na cidade, sob pena de multa. A empresa foi instruída a realizar todas as medidas administrativas e jurídicas necessárias para garantir o restabelecimento completo do sistema.

A prefeitura declarou que a paralisação era ilegal, irregular e desrespeitosa, pois deixou cidadãos de todas as idades desamparados, sem qualquer aviso prévio conforme previsto em lei, e sem a manutenção mínima dos serviços. 

“É importante destacar que o sistema de transporte coletivo estava operando de forma regular, com salários e benefícios em dia, sem nenhuma anormalidade que justificasse a paralisação“, declarou a Prefeitura de Blumenau.

A prefeitura informou ainda está em contato com a Polícia Militar para garantir a segurança nos terminais.

Relacionadas