9 de agosto: esta é a nova data prevista pela Arteris Litoral Sul para a liberação e inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, aguardado há doze anos pelos moradores da região.
Anteriormente, a data que havia sido anunciada para a liberação do novo trecho foi 2 de agosto. No entanto, foi adiada em uma semana devido a ajustes em agendas de autoridades que devem participar da solenidade.
Algumas das autoridades já anunciadas são o Ministro dos Transportes, Renan Filho e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale.
O Contorno Viário
Considerada a maior obra rodoviária em andamento em todo o país, o Contorno Viário da Grande Florianópolis conecta as cidades de Biguaçu e Palhoça com 50 quilômetros de pista dupla e seis acessos por trevos, desviando o trajeto de longa distância.
O percurso, que pela BR-101 leva por volta de 2 horas nos horários de pico, poderá ser reduzido para cerca de 38 minutos por meio do Contorno Viário.
A construção, que também prevê quatro túneis duplos, 20 passagens em desnível e sete ponte, teve início em 2014. De acordo com a empresa responsável pela obra, a Arteris Litoral Sul, os serviços estão 98,4% concluídos.