A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) realizou, na noite desta segunda-feira (10), mais uma “Blitz do sossego”, na região do Binário do Pantanal. Diversas irregularidades foram flagradas. Veja o vídeo:
Conforme a guarnição, 83 motociclistas foram abordados. Dentre eles, foram identificados dois com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida e outro sem CNH. A operação resultou na apreensão de três motos ao pátio em virtude de infrações diversas.
Segundo o comandante da GMF, Andrey Vieira, as ações serão realizadas rotineiramente na região do Pantanal e visam garantir o respeito às regras de circulação e, consequentemente, a segurança viária no entorno.
Blitz do sossego
A blitz do sossego é realizada pela Guarda Municipal na Capital a fim de minimizar o barulho causado por alterações em escapamentos de motos. A ação teve início em 2021 e desde então, já foi realizada em diversos pontos de Florianópolis, devido a reclamações constantes de moradores e comerciantes acerca do barulho, uma vez aque ele atrapalha o sossego alheio – por isso o nome da blitz.
Inclusive, a legislação brasileira aponta que ao perturbar o sossego de alguém, uma pessoa pode passar de 15 dias a três meses presa, ou ser submetida ao pagamento de uma multa. Além disso, existe outra lei que toca o tema e trata da poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, como a poluição sonora, que é a Lei Ambiental.