Foi confirmada para o dia 31 de julho a inauguração oficial do Contorno Viário da Grande Florianópolis. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (3) pela empresa Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho catarinense da rodovia BR-101. No entanto, o trânsito para veículos somente será liberado durante a cerimônia de inauguração, marcada para o dia 2 de agosto.
O evento de inauguração já tem como certa a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, da diretoria da Arteris e de outras autoridades.
Os detalhes sobre o local exato no Contorno em que vai ocorrer a cerimônia de inauguração e o horário terão divulgação em breve pela concessionária e pelo Ministério dos Transportes.
Sobre o Contorno Viário
O Contorno Viário da Grande Florianópolis é a maior obra rodoviária em andamento no Brasil atualmente. Com 50 quilômetros de pista dupla e seis acessos por trevos, a futura rodovia irá desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da Capital. A obra tem quatro túneis duplos, 20 passagens em desnível e sete pontes.
Prevista para encerrar em 2012, as obras atrasaram por diversas razões em vários anos. Do mesmo modo, a previsão de entrega final foi para a metade de 2024.
A proposta de um contorno para desviar o trânsito pesado da Grande Florianópolis existe desde 1998. A ideia inicial foi do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), o atual Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Sua execução deveria ter início logo após o fim da duplicação da BR-101 nos municípios envolvidos. A duplicação acabou em 2001, mas o Contorno nunca saiu do papel, e acabou no pacote da concessão do trecho norte da BR-101 catarinense.
Histórico de atrasos
Assim, a Arteris, vencedora do leilão da concessão, ficou com a missão de realizar a obra em até quatro anos após o início da concessão, que foi em 2008.
Com o contrato para a execução dos trabalhos feito, começaram os problemas que levariam ao atraso de anos. A Arteris argumentou que o projeto estava obsoleto e uma outra obra precisava ocorrer para pedir as licenças adequadas. O novo projeto da concessionária, de 2011, no entanto, diminuía o trajeto em 18 quilômetros. Ele retirava o início do Contorno do km 175 da BR-101 e o passava para a região do entroncamento da BR-101 com a SC-407, no km 195,5, já na zona urbana de Biguaçu.
Após reclamações da população e de autoridades, a Arteris voltou ao trajeto original – mas com alterações no projeto, que ficou no aguardo de licenças, e os atrasos aumentaram. Em fevereiro de 2012, venceu o primeiro prazo. Seria a primeira de outras oito previsões de finalização.