O nível do rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, ultrapassou a marca dos 7 metros no sensor instalado na ponte Dom Tito Buss, entre os bairros Canta Galo e Jardim América, neste sábado (18). Com este nível, Rio do Sul tem mais uma enchente registrada, a primeira em 2024.
O rio marcou 7 metros por volta das 18h, mas antes várias ruas já tinha registrado alagamentos desde a manhã desse sábado (18), por conta de enxurrada e da forte chuva.
Devido à chuva persistente em toda a região do Alto Vale, o nível do rio continua subindo acima do Rio do Sul. De acordo com os cálculos da Defesa Civil Municipal, estima-se que o volume acumulado alcance 200 milímetros entre sexta-feira e sábado, ultrapassando as previsões iniciais. Até as 18h de hoje, o volume de precipitação já alcançava aproximadamente 157 milímetros.
Os bairros mais atingidos por alagamentos até o momento são o Santa Rita, Canoas, Bela Aliança e Taboão, com mais regiões podendo ser incluídas ao longo da noite e madrugada, já que o rio está em elevação. A cota de inundação permanece em 8,5 metros e a de atenção em 9,5 metros.
O prefeito José Thomé passou o dia na Defesa Civil, coordenando equipes municipais e dialogando com a Defesa Civil estadual para monitorar as previsões meteorológicas. Ele orienta os residentes em áreas propensas a alagamentos, mas também tranquiliza sobre as condições climáticas nos próximos dias.
“Devemos ter uma melhora no tempo ao longo do domingo, diminuindo a chance de chuva forte. E a semana começa sem volume significativo de precipitação, o que não deve causar graves problemas como em enchentes registradas ao final do ano passado”, comenta.
A Defesa Civil de Rio do Sul já trabalha sob nível crítico de emergência e manterá o atendimento 24h.
Informações sobre abrigos em Rio do Sul
Seis abrigos abertos
• Salão da igreja da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Taboão
• Salão da igreja da comunidade São Sebastião, no Bela Aliança
• Salão da comunidade evangélica Luterana, no bairro Bela Aliança
• Sociedade Atiradores, no bairro Bela Aliança
• Sede do Lions Clube, no bairro Progresso
• Salão da comunidade São José Operário, no bairro Laranjeiras
Número de pessoas nos abrigos ainda está sendo levantado.
Número de desalojados: Sem estimativa até o momento
O morador que precisar de abrigo em Rio do Sul, deve sempre ligar no telefone 199 para ter o melhor direcionamento sobre qual local deve ir. Assim, os serviços da Defesa Civil, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e as entidades que gerenciam os abrigos, podem fazer melhor acompanhamento dos locais e equipes de apoio.
Alerta sobre deslizamentos
O morador de Rio do Sul precisa ficar atento à possibilidade de deslizamentos, queda de árvores, muros ou rachaduras em terrenos em virtude da chuva constante na cidade. Caso identifique alguma dessas ocorrências, é importante informar a Defesa Civil pelo telefone 199 e, dependendo da gravidade, sair imediatamente do local.