Região Balneário / Itajaí

Vendaval deixa rastro de destruição no litoral Norte de SC

Além dos danos em imóveis, mais de 23 mil imóveis ficaram sem luz

Autor
Vendaval deixa rastro de destruição no litoral Norte de SC
Foto: Divulgação - Imóvel atingido em Itajaí / CBM

Um forte vendaval atingiu várias cidades do litoral Norte de Santa Catarina na tarde desta quarta-feira (20). Com ventos que ultrapassaram 90 quilômetros por hora, o fenômeno causou destruições, quedas de árvores e, ainda assim, deixou mais de 23 mil consumidores sem energia elétrica.

PUBLICIDADE

Em Balneário Camboriú, a fachada de um prédio em construção na Rua 901 desabou. Pelo menos três carros estacionados na via pública ficaram danificados.

Na passarela que liga o bairro da Barra à Barra Sul, o vento arrancou parte do telhado. O Corpo de Bombeiros Militar da cidade atuou no local com a escada Magirus, utilizando cintas e catracas para, dessa forma, amarrar as telhas e evitar que caíssem na via pública. Os bombeiros notificaram a Secretaria de Obras para realizar a recuperação da estrutura.

Passarela da Barra
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Goiabeira cai em cima de casa em Itapema

Em Itapema, uma árvore goiabeira caiu sobre uma residência na Rua 706-I, no bairro Várzea. Segundo os bombeiros, a árvore, que estava em um terreno, tombou sobre o imóvel vizinho, destruindo parte da casa.

A equipe precisou cortar o tronco em várias partes para liberar a estrutura. Contudo, apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.

Casa destruída em Itapema
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Em Itajaí, outra árvore caiu sobre uma empresa na Rua Fritz Schneider, no bairro Fazenda, mobilizando o Corpo de Bombeiros Militar.

Consumidores ficam sem energia elétrica

Além disso, o vendaval também interrompeu o fornecimento de energia elétrica na região do litoral Norte. Ao todo, mais de 23 mil imóveis ficaram sem luz. Itajaí foi a cidade mais afetada, com mais de 10 mil unidades consumidoras atingidas.

Outros municípios, como Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Navegantes, bem como, Barra Velha, também registraram quedas de energia. A falta de luz levou muitos comércios e restaurantes a fecharem as portas.

A Celesc explicou que, além de quedas de árvores e galhos sobre a fiação, objetos levados pelo vento provocaram curtos-circuitos, dificultando a transmissão de energia.