Um forte vendaval atingiu várias cidades do litoral Norte de Santa Catarina na tarde desta quarta-feira (20). Com ventos que ultrapassaram 90 quilômetros por hora, o fenômeno causou destruições, quedas de árvores e, ainda assim, deixou mais de 23 mil consumidores sem energia elétrica.
Em Balneário Camboriú, a fachada de um prédio em construção na Rua 901 desabou. Pelo menos três carros estacionados na via pública ficaram danificados.
Na passarela que liga o bairro da Barra à Barra Sul, o vento arrancou parte do telhado. O Corpo de Bombeiros Militar da cidade atuou no local com a escada Magirus, utilizando cintas e catracas para, dessa forma, amarrar as telhas e evitar que caíssem na via pública. Os bombeiros notificaram a Secretaria de Obras para realizar a recuperação da estrutura.
Goiabeira cai em cima de casa em Itapema
Em Itapema, uma árvore goiabeira caiu sobre uma residência na Rua 706-I, no bairro Várzea. Segundo os bombeiros, a árvore, que estava em um terreno, tombou sobre o imóvel vizinho, destruindo parte da casa.
A equipe precisou cortar o tronco em várias partes para liberar a estrutura. Contudo, apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.
Em Itajaí, outra árvore caiu sobre uma empresa na Rua Fritz Schneider, no bairro Fazenda, mobilizando o Corpo de Bombeiros Militar.
Consumidores ficam sem energia elétrica
Além disso, o vendaval também interrompeu o fornecimento de energia elétrica na região do litoral Norte. Ao todo, mais de 23 mil imóveis ficaram sem luz. Itajaí foi a cidade mais afetada, com mais de 10 mil unidades consumidoras atingidas.
Outros municípios, como Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Navegantes, bem como, Barra Velha, também registraram quedas de energia. A falta de luz levou muitos comércios e restaurantes a fecharem as portas.
A Celesc explicou que, além de quedas de árvores e galhos sobre a fiação, objetos levados pelo vento provocaram curtos-circuitos, dificultando a transmissão de energia.