Região Grande Florianópolis

Trio é preso em SP suspeito de participar de caos em Florianópolis

Em 14 de agosto, veículos foram incendiados e vias obstruídas por barricadas na Ilha

Autor
Trio é preso em SP suspeito de participar de caos em Florianópolis
Caos em Florianópolis em 14 de agosto. Foto: Reprodução

Foram presos em São Paulo mais três suspeitos de participarem da montagem de barricadas e iniciarem incêndios no Norte da Ilha, em Florianópolis, no dia 14 de agosto. O trio foi detido na noite de sexta-feira (23), na cidade de São José dos Campos, enquanto trafegava pelo quilômetro 92 (sentido Leste) da Rodovia Governador Carvalho Pinto.

PUBLICIDADE

Eles estariam em um veículo Hyundai, com placas de Florianópolis, quando foram abordados pela Polícia Militar paulista. Dentro do carro foram encontradas 100 gramas de maconha. Em buscas pessoais e veicular, os militares localizaram uma quantidade de dinheiro que totalizou R$ 7 mil.

Com a integração dos dados entre as Polícias Militares, foi possível identificar a participação do trio nos crimes, além de que um deles já possuía um mandado de prisão ativo pelo estado de Santa Catarina, em decorrência dos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e participação de organização criminosa.

Ao serem confirmados como suspeitos de terem participado dos atos no dia 14 de agosto, os três foram conduzidos à Central de Flagrantes de São José dos Campos para audiência junto com promotores e o juiz de audiência de custódia.

Relembre o dia 14 de agosto

O dia 14 de agosto foi de caos em Florianópolis, com a montagem de barricadas e incêndios a veículos em diversos pontos da região Norte da Ilha. A ação finalizou com seis pessoas presas, outra ferida por um tiro e drogas apreendidas.

Tudo começou durante a tarde, em rondas na rua Intendente João Nunes Vieira, no bairro Ingleses, quando uma guarnição da PM avistou três pessoas dentro de um veículo, duas delas já conhecidas pelo tráfico de drogas. Ao receber ordem de parada, o condutor do carro iniciou uma fuga pelas vias do bairro.

Em determinado momento, ele acabou colidindo o veículo. Foi quando os dois homens, de 22 e 34 anos, fugiram para uma área de mata e atiraram contra os militares, que também reagiram com tiros. Com a troca de disparos, um homem que passava pelo local acabou sendo atingido por um tiro de raspão no joelho. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital em estado estável.

O terceiro ocupante do veículo era uma mulher paranaense, de 37 anos, que também tentou fugir, mas foi localizada e presa. Buscas no veículo resultaram na apreensão de 3,3 quilos de maconha, porções de cocaína e dois smartphones, além do próprio automóvel.

Na continuidade à procura pelos suspeitos foragidos, os policiais solicitaram apoio a outras equipes, que iniciaram as buscas e a operação de cerco. Logo depois, foram registradas diversas ocorrências de incêndio pela cidade. O objetivo dos criminosos, segundo a PM, seria tirar o foco da ação policial.

Ainda de acordo com a força de segurança, a ocorrência mais grave causada com essa intenção, foi o incêndio a um veículo de transporte coletivo na Rua Dom João Becker, no bairro Ingleses, que interditou a via por algumas horas, até a retirada do ônibus. Ocorrências semelhantes também foram registradas em outros bairros de Florianópolis, como Santinho, Canasvieiras, Vargem do Bom Jesus e Rio Vermelho, mas todas foram controladas.

Dentre os detidos está a mulher que acompanhava a dupla fugitiva no momento da abordagem, outros dois foram reconhecidos por terem ateado fogo no ônibus, e os três últimos (um adulto e dois adolescentes) por terem feito uma barricada.

Relacionadas