Na noite desta quinta-feira (21), um homem de 31 anos precisou de atendimento hospitalar após levar uma facada no abdômen em Palhoça, na Grande Florianópolis. A tentativa de homicídio ocorreu por volta das 20h15 na Rua José Benjamin Pamplona, no Centro da cidade.
Conforme o relatório da Polícia Militar, a vítima, que é catarinense, foi levada ao hospital em estado estável. Até o momento, as forças de segurança desconhecem a autoria e a motivação do crime e irão investigar.
A PM destacou, ainda, que o homem tem uma série de passagens policiais. Elas são pelos crimes de furto, ameaça, receptação, fuga de pessoa presa, violação de domicílio e invasão de propriedade.
Tentativa de homicídio
De acordo com a legislação brasileira, a tentativa de homicídio é um crime grave que consiste em atentar contra a vida de outra pessoa, tendo como objetivo matar, porém, devido a circunstâncias além do controle do autor, o ato não ocorre. Porém, para essa classificação, é necessário que haja a intenção de matar (dolo).
O Código Penal brasileiro prevê em seu artigo 121 o crime de homicídio, sendo que a tentativa de homicídio é uma etapa não concluída deste crime. Por fim, este artigo estabelece que a pena aplicada ao homicídio tentado varia entre 6 e 20 anos de reclusão, combinado com a redação que trata da Tentativa (diminuição de um a dois terços da pena).