Região Balneário / Itajaí

Sistema prisional de SC promove maior transferência de presos

Operação recorde transfere 50 presos para fora de SC

Autor
Sistema prisional de SC promove maior transferência de presos
Foto: divulgação

O sistema prisional de Santa Catarina promoveu na manhã desta quinta-feira (5) a maior operação de transferência de presos já ocorrida no estado. Foram 50 detentos que estavam cumprindo pena em alguma das unidades de Santa Catarina e que agora agora estão sendo levados para fora do estado. A operação foi coordenada pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP).

PUBLICIDADE

De acordo com as informações divulgadas pelo Governo do Estado, todos são oriundos do Rio Grande do Sul e não possuem nenhum processo na Justiça Catarinense. No entanto, foram presos em Santa Catarina quando tinham mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça gaúcha.

Recambiados

“Pela primeira vez na história do sistema prisional catarinense, serão recambiados em uma mega operação da polícia penal, 50 internos oriundos do RS que não possuem nenhum processo em SC. No entanto, foram presos em nosso Estado por terem mandado de prisão em aberto no Rio Grande do Sul. Vinha tratando deste assunto com o governador Jorginho Mello e com o secretário de assuntos prisionais e socioeducativo do RS, para efetivar o retorno”, explicou o secretário de Administração Prisional, Carlos Alves.

Foto: divulgação

A operação vinha sendo planejada há alguns meses pelas equipes da SAP. Além disso, a ação permite a partir de agora desafogar o sistema prisional catarinense, gerando economia aos cofres públicos.

Os presos estão sendo levados para Porto Alegre, de onde devem ser relocados para diveresas unidades prisionais, conforme a disponibilidade do sistema gaúcho. Além disso, cerca de 30 agentes do Departamento Geral de Polícia Penal empregaram dois ônibus e seis viaturas ranger no deslocamento. Entre eles, participaram servidores do Serviço de Operações e Escolta (SOE), Grupo Tático de Intervenção (GTI) e canil. Além disso, um helicóptero da Polícia Militar prestou apoio no trajeto até Criciúma. A partir dali, outra aeronave do Serviço Aeropolicial da Polícia Civil completou a escolta aérea até Porto Alegre.