Região Santa Catarina

Tartarugas são salvas de redes de pescaria ilegal em SC

As tartarugas foram devolvidas ao seu habitat natural

Autor
Tartarugas são salvas de redes de pescaria ilegal em SC
Foto: Divulgação / Polícia Ambiental

No domingo (9), durante uma fiscalização da Polícia Militar Ambiental, foram encontradas duas tartarugas marinhas, da espécie tartaruga-verde, presas em redes de pesca ilegal. Os animais foram encontrados na Barra do Saí, em Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina.

PUBLICIDADE

Segundo informações da Polícia Ambiental, as redes ilegais tinham cerca de 300 metros de comprimento. O resgate das tartarugas foi executado pela equipe de Joinville. Depois de libertos, os animais foram avaliados para atestar suas condições de saúde.

Ainda segundo os policiais, as tartarugas estavam em perfeitas condições para retornar ao seu habitat natural. Após essa constatação, as tartarugas foram devolvidas ao mar. Já as redes ilegais foram apreendidas.

Durante a fiscalização, os policiais flagraram uma embarcação realizando pesca sem licença para a modalidade.

Há um ano, 72 animais da espécie foram encontrados mortos em praias do Litoral Norte catarinense. A causa das mortes estaria ligada a captura por rede de pesca ilegal, ingestão de lixo e colisão com embarcação.

Os pesquisadores examinaram os animais mortos e encontraram resíduos de plástico no estômago e intestino de parte delas. Outras tartarugas tinham marcas de interação com apetrechos de pesca.

Relacionadas