Região Santa Catarina

Para prevenir afogamentos, postos de guarda-vidas vão ser ativados mais cedo

Atualmente, Santa Catarina conta com 30 postos de guarda-vidas operando

Autor
Para prevenir afogamentos, postos de guarda-vidas vão ser ativados mais cedo
Foto: Divulgação / Governo do Estado

Do dia 2 de novembro até 15 de dezembro, se inicia a pré-temporada nas praias catarinense, com a ativação de postos de guarda-vidas. Entre 1º de julho e 22 de outubro de 2024, 17 pessoas perderam a vida em afogamentos no litoral de Santa Catarina.

PUBLICIDADE

Entre os casos de morte, apenas um aconteceu em uma praia com posto salva-vidas, na cidade de Barra Velha, que estava desativado fora da temporada. Esse cenário se repete em várias partes do estado. Por isso, a ideia para essa temporada é aumentar o número de postos.

Atualmente, Santa Catarina conta com 30 postos de guarda-vidas operando 24 horas por dia e 91 que só funcionam nos finais de semana.

De acordo com o Governo do Estado, entre 16 de dezembro e 9 de março, na alta temporada, o número de postos salva-vidas chegará a 411, além de 145 viaturas, mais de 50 motos aquáticas e 163 embarcações disponíveis para o salvamento.

A ativação dos postos é feita com base em critérios técnicos e que durante a baixa temporada, os recursos são mais limitados. Já os salva-vidas voluntários sugerem a implementação de um plano de carreira para a categoria, a fim de manter mais profissionais em atividade ao longo de todo o ano.

A recomendação para quem frequenta as praias é clara: informe-se sobre as condições de segurança antes de ir e, sempre que possível, escolha praias que contam com salva-vidas em atividade.

Relacionadas