Em Blumenau, o Corpo de Bombeiros Militar emitiu um alerta de tentativas de golpes sendo aplicadas em nome da Corporação. Os criminosos enviam um e-mail aos responsáveis por empresas e condomínios da cidade cobrando o pagamento de falsas “taxas de incêndio”. No entanto, os golpes também estão sendo aplicados em outras cidades do estado de Santa Catarina.
Na prática, os bandidos usam dados verídicos para criar os boletos, além de uma logomarca muito similar à original dos bombeiros. “É uma mensagem bem elaborada, contendo dados da empresa e um boleto anexado”, comenta Chefe do Serviço de Segurança Contra Incêndios, capitão Fillipi Pamplona. Entretanto, ele acrescenta que nesta mensagem é agendada uma vistoria, “que nunca vai acontecer”.
A Corporação, em Blumenau, recebeu dezenas de denúncias nas últimas semanas envolvendo edificações multifamiliares e empresas. Contudo, os órgãos públicos também estão na mira dos golpistas. O 10º Batalhão de Polícia Militar recebeu, na semana passada, um e-mail falso informando que eles foram denunciados e deveriam pagar pelas “Taxas de Incêndio”.
Cobranças efetuadas pela Instituição
O Corpo de Bombeiros Militar realiza a cobrança de três tipos de serviços: Análise de Projetos, Vistoria para Habite-se e Vistoria para Funcionamento. Todas essas taxas têm base na lei estadual nº 7.541, de 30 de dezembro de 1988.
Há duas formas de gerar os boletos referentes às taxas: pelo site www.cbm.gov.br ou no Quartel Central, localizado na Rua 7 de Setembro. Logo, nenhum tipo de taxa é cobrado via e-mail.
“Não pague por qualquer cobrança que venha na sua caixa de entrada”, orienta o capitão Pamplona. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (47) 3378-8660 ou pelo WhatsApp (47) 9214-5606.