A Polícia Rodoviária Federal conseguiu apreender cerca de 120 comprimidos de rebite, uma droga sintética usada para evitar o sono, que estava com um caminhoneiro de 32 anos, abordado na tarde de domingo (17) numa blitz na rodovia BR-101, em Joinville, no Norte de Santa Catarina.
A droga estava com ele num caminhão com placas de Navegantes, no litoral Norte catarinense. Com auxílio de uma nova tecnologia que vem sendo usada pela PRF em todo o Brasil, os agentes conseguiram também detectar que o caminhoneiro havia descansado apenas quatro horas e 30 minutos nas últimas 24 horas.
O aparelho se chama cronotacógrafo e consegue medir o trajeto dos veículos sempre nas últimas horas. Ele indica e registra a velocidade e a distância percorrida pelo veículo em relação ao tempo decorrido, incluindo o tempo de trabalho, as paradas e os períodos de direção, conforme definido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Os 120 comprimidos do rebite estavam distribuídos em oito cartelas de anfetamina, escondida atrás do banco do motorista. O caminhoneiro foi autuado, e assinou um Termo Circunstanciado por porte de droga para consumo e só foi liberado para continuar a viagem após descansar algumas horas, conforme informou a PRF.