Dois catarinenses até o momento foram identificados entre as 61 pessoas que perderam a vida no desastre de avião nesta sexta-feira (9), no interior de São Paulo. O servidor público estadual Rafael Fernando dos Santos, de 41 anos, e sua filha Liz Ibba dos Santos, de apenas três anos, estavam no avião ATR 72 que caiu na cidade de Vinhedo, a cerca de 80 quilômetros da capital paulista. Não houve sobreviventes.
No final da tarde, o Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina, Fábio de Souza Trajano, decretou luto oficial de três dias.
A aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, às 11h58 com destino a Guarulhos. Uma avaliação ainda preliminar das autoridades aponta que o avião possa ter enfrentado problema de congelamento nas hélices. A aeronave caiu dentro de um condomínio fechado, e atingiu uma residência. Três pessoas estavam na casa, mas nenhuma delas se machucou. A princípio, foi divulgado que haviam 62 pessoas a bordo. À noite, esse número foi corrigido pelas autoridades para 61, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes.
Rafael residia em Florianópolis, e atualmente trabalhava na equipe da Gerência de Sistemas de Informação, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC). Ele iniciou sua trajetória no MPSC em 2009, como programador de computador. Desde então, recebeu diversos elogios por seu desempenho e comprometimento, sendo considerado rápido, eficiente e com alto grau técnico.
Rafael havia ido buscar a filha, que mora em Cascavel com a mãe. Os pais mantinham a guarda compartilhada da menina, que estava vindo passar o dia dos Pais com ele em Florianópolis.
“Lamentamos profundamente a morte do nosso servidor Rafael, de sua filha Liz de 3 anos e de todas as vítimas. Rafael era um profissional dedicado e elogiado por todos os colegas. O momento é de profunda dor e comoção. Expressamos nossa solidariedade a todos os familiares e amigos”, comentou o Procurador, em Nota Oficial.
A Secretária-Geral do MPSC, Promotora de Justiça Claudine Vidal de Negreiros da Silva, também lamentou profundamente o falecimento do servidor e da sua filha. “Neste momento de dor e consternação, a SGMP expressa os pêsames e a solidariedade aos amigos, colegas de trabalho e à família”, disse ela.
A Secretária do 44º Concurso de Ingresso na Carreira do MPSC, Promotora de Justiça Luciana Cardoso Pilati Polli, comentou: “extremamente competente e comprometido com a excelência no serviço público, o Rafael nos auxiliou em diversos concursos públicos de ingresso na carreira do MPSC. Posso testemunhar toda a dedicação, a presteza e a excelência do trabalho fundamental realizado por ele, inclusive no 44º Concurso de Ingresso na Carreira, ainda em andamento”, lembrou.
O Coordenador de Tecnologia da Informação (COTEC), Orlando da Silva Baptista, falou com pesar do falecimento do servidor. “O Rafa era uma pessoa muito querida por absolutamente todos. Além de um profissional dedicado, era um amigo de todas as horas e um pai muito dedicado. Estamos arrasados”, disse ele.