Terminou, nessa sexta-feira (30), as ações da Operação Shamar executada pela Polícia Militar. A operação tinha como objetivo intensificar a fiscalização de medidas protetivas, de realizar ações de conscientização, como palestras e blitzes educativas.
A operação “Shamar”, cuja palavra em hebraico significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”, é uma ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Ao todo foram 156 policiais capacitados nas novas diretrizes do Programas e em temas relevantes relativos à violência doméstica.
A operação aconteceu durante todo o mês de agosto, mês da conscientização pelo fim da violência contra mulher, o Agosto Lilás. Nesse contexto, é importante destacar a histórica Lei Maria da Penha, que completou 18 anos de sua promulgação no dia 07 de agosto.
Em Santa Catarina, a coordenação no Estado é da Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio das unidades e programas especializados em ações de proteção às mulheres vítimas de violência, como as Delegacias Especializadas, o Programa Polícia Civil Por Elas, a Rede Catarina de Proteção à Mulher e as Patrulhas Maria da Penha da Polícia Militar.
De acordo com a Polícia Militar, as ações de enfrentamento e combate à violência contra a mulher devem continuar. Mesmo após as ações executadas no período Agosto Lilás, o trabalho da polícia deve continuar.