Oito pessoas foram presas nesta terça-feira (3) numa Operação da Polícia Civil catarinense que investiga o tráfico interestadual de drogas. A ação foi denominada de Operação Gênesis, que cumpriu 15 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em endereços ligados aos suspeitos, nas cidades de Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes e Joinville.
Entre os materiais e equipamentos apreendidos estão quatro armas de fogo, uniformes da polícia e um veículo, que era usado como viatura descaracterizada falsa. Outros automóveis registrados em nome dos suspeitos também foram levados.
A operação Gênesis contou com a participação de agentes da Delegacia de Repressão às Drogas da DEIC, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). As investigações iniciaram há três meses. Além das cinco cidades catarinenses, também houve buscas em Foz do Iguaçu e Sarandi, no Paraná, com a participação de investigadores da Polícia civil do Paraná.
As investigações identificaram que o grupo transportou aproximadamente 1,5 toneladas de drogas em apenas 90 dias. Dessa forma, as cargas vinham do Paraguai e do Peru, e entravam no Brasil por Foz do Iguaçu, de onde eram distribuídas para outros estados, inclusive Santa Catarina. Além disso, no decorrer da investigação, foram identificadas outras viagens do grupo criminoso. Também foi possível identificar quais os suspeitos que atiavam como batedores, motoristas, mulas e negociadores das cargas.