Região Santa Catarina

MP denuncia 17 pessoas por crime de maus-tratos a aves silvestres

Com graves ferimentos, 25 aves não resistiram e morreram

Autor
MP denuncia 17 pessoas por crime de maus-tratos a aves silvestres
Foto: Divulgação / Ministério Público - SC

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou 17 pessoas por prática de maus-tratos a animais silvestres em Porto Belo, Litoral Catarinense. Os suspeitos praticavam rinha com canários. Com graves ferimentos, 25 aves não resistiram e morreram.

PUBLICIDADE

As investigações, sobre a rinha de animais silvestres, começaram em março de 2023, logo após uma denúncia anônima. Além do crime de maus-tratos, o grupo de pessoas deve responder por matar animais silvestres, manter em cativeiro e por associação criminosa.

Segundo informações da Polícia Militar Ambiental, o crime foi descoberto no bairro Vila Nova, em Porto Belo e 86 aves foram encontradas em pequenas gaiolas. Os suspeitos estavam no local.

Os canários eram instigados a brigar até que um morresse ou que desistisse do confronto devido a ferimentos. A luta se dava quando os suspeitos prendiam a fêmea e as aves disputavam a predominância do acasalamento.

Os animais foram encontrados em situação degradante, em espaço reduzido e sem higienização. Nessa situação as aves desenvolviam alto nível de stress se tornando agressivas. Foram encontrados canários com ferimentos graves e mutilados.

Para o Ministério Público, os denunciados estavam cientes de seus atos criminosos. Todos os envolvidos na denúncia assinaram um termo circunstanciado, foram autuados e em seguida liberados.

Relacionadas