Região Balneário / Itajaí

Mãe é presa após abandono de incapaz em Itajaí

Ela precisou ser algemada após agressividade e desacato

Autor
Mãe é presa após abandono de incapaz em Itajaí
Foto: Ilustração / Polícia Militar

A Polícia Militar prendeu uma mulher na madrugada desta quarta-feira (18) pelo crime de abandono de incapaz. A ocorrência aconteceu no bairro Cordeiros, em Itajaí, após denúncias da comunidade envolvendo um bebê de apenas seis meses.

PUBLICIDADE

Quando chegaram ao local, os policiais encontraram a mulher empurrando um carrinho de bebê pela calçada em frente a uma residência. A criança, de seis meses, usava roupas leves e estava coberta apenas por um cobertor fino, apesar da madrugada fria e úmida.

Os policiais abordaram a mulher, que, visivelmente embriagada e com dificuldades motoras, explicou que havia discutido com o companheiro. Segundo ela, ele pediu para que ela deixasse a criança na casa da mãe dele.

Em nenhum momento, a mãe demonstrou preocupação com a saúde e segurança do bebê, respondendo aos policiais com desdém e arrogância. De acordo com o boletim de ocorrência, ela chegou a declarar que não se importava com a criança e que não abriria mão de sua vida particular, pois havia sido obrigada a engravidar.

A avó materna do bebê chegou ao local algum tempo depois e relatou que, na terça-feira (17), a nora apareceu em sua casa sem avisar, deixou a criança no portão e foi embora para realizar procedimentos estéticos e ir à academia. Segundo a avó, essa situação se repetia com frequência.

A Polícia Militar acionou o Conselho Tutelar de Itajaí, que agora acompanha o caso. A criança ficou aos cuidados de familiares.

Os policiais precisaram algemar a mãe, que estava alterada, agressiva e desacatou as autoridades. As autoridades conduziram à Central de Plantão Policial, onde ela responderá pelo crime de abandono de incapaz, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Código Penal Brasileiro.

Relacionadas