Um incêndio atingiu uma residência construída com um contêiner na tarde de ontem, em Camboriú, litoral norte catarinense. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 15h e atendeu a ocorrência no centro da cidade.
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram duas máquinas de lavar roupas em chamas. O fogo já havia se alastrado para uma escada de madeira, construída ao lado. Uma das moradoras informou que notou o incêndio quando as máquinas já estavam sendo consumidas pelo fogo.
Os bombeiros agiram rapidamente, montando uma linha de ação com água e, em seguida, utilizando pó químico para controlar o fogo. Com isso, impediram que as chamas se espalhassem para outras partes do imóvel.
Para garantir a segurança, os socorristas cortaram a energia elétrica do local. O incêndio também rompeu uma rede de água interna, mas, apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.
Os bombeiros tentaram entrar em contato com o proprietário do imóvel, mas não conseguiram localizá-lo. Os inquilinos receberam as orientações necessárias do Corpo de Bombeiros.
Cuidados e prevenção
Dados do Corpo de Bombeiros indicam que mais de 60% dos incêndios em Santa Catarina ocorrem em residências unifamiliares. Segundo o órgão, como a legislação não exige fiscalização antes, durante e após a construção, muitos desses imóveis apresentam falhas nos projetos elétricos e, na maioria dos casos, não possuem sistemas preventivos.
As principais causas de incêndio em residências estão relacionadas a superaquecimento e sobrecarga na rede elétrica. Eletrodomésticos esquecidos ligados ou com falhas internas podem causar incêndios.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as perícias frequentemente apontam que o fogo começa e se propaga por descuidos, como o manuseio inadequado de fogões à lenha, fósforos e velas esquecidas acesas. Em alguns casos, crianças brincando com fogo, sem supervisão, também provocam incêndios.
Problemas relacionados à eletricidade, como superaquecimento de fritadeiras e aquecedores, sobrecarga elétrica e curtos-circuitos em tomadas, ventiladores, máquinas de lavar, chuveiros e geladeiras, são as causas mais comuns de incêndios após o manuseio incorreto de fogo.