A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24), a segunda fase da operação Tio Patinhas, que resultou na prisão de pelo menos cinco pessoas em flagrante. Foram cumpridos 70 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em 12 cidades catarinenses, em combate a uma organização criminosa suspeita de tráfico de drogas, associação ao tráfico, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de arma de fogo e munições.
As ordens judiciais foram cumpridas em Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Itajaí, Barra Velha, Balneário Camboriú, Forquilhinha, Garopaba, Tubarão e Rio do Sul.
Durante a 1ª fase da operação Tio Patinhas, deflagrada entre os dias 6 e 7 de abril, foram presos em flagrante dois homens com cerca de 40 quilos de drogas. Também foram apreendidos na ocasião três veículos, que juntos estão avaliados em cerca de R$ 1,5 milhão, sendo um Jaguar, uma Porsche Cayenne e um HB20. Ainda foi decretada pela Justiça a indisponibilidade de dois imóveis.
Após a realização da primeira fase, o aprofundamento das investigações revelou o envolvimento de outros 45 indivíduos no complexo esquema criminoso de venda de drogas. Por conta disso, foi deflagrada nesta manhã a segunda fase, que contou com a participação de cerca de 400 policiais civis.
Além dos mandados de buscas, foram cumpridas ainda ordens de sequestro de outros três carros de luxo. Durante as batidas nos endereços, foram apreendidos seis quilos de drogas, cujos tipos não foram informados Por conta da carga de entorpecentes, os cinco acabaram pesos em flagrante por tráfico. Em outro local, onde não havia ninguém, a polícia também encontrou uma pistola calibre 9 milímetros e munições. Os detidos foram conduzidos à DEIC para os procedimentos legais.