Nessa sexta-feira (6) o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou um relatório preliminar indicando que a manutenção do avião da Voepass que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, estava com a manutenção em dia.
De acordo com informações do Cenipa, no dia do acidente o avião da Voepass sofreu uma checagem que atestou que a aeronave estava apta para viajar. A última revisão feita no avião estava dentro do prazo legal, ela tinha sido feita na data de 24 de junho.
O relatório preliminar do avião modelo ATR-72, da Voepass, informa apenas as informações factuais, ou seja, condições do tempo, origem do voo, quantidade de pessoas na aeronova, horário do impacto, entre outras coisas.
Contudo o Cenipa informa que uma investigação de acidente aéreo é complexa e a causa do acidente ainda deve levar algum tempo para ser divulgada, pois as investigações devem continuar.
O avião partiu de Cascavel (PR) às 11h46 e tinha como destino o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 13h40, mas perdeu sustentação em voo e colidiu com o solo às 13h22.
As duas caixas-pretas do avião da Voepass foram encaminhadas ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores do Cenipa, em Brasília. O órgão informou que conseguiu extrair com êxito as gravações de voz e de voo.