O Governo do Estado de Santa Catarina vai investir R$ 12 milhões em recursos para apoiar projetos de pesquisa ligados ao controle da superpopulação do mosquito maruim e no combate ao Aedes Aegypti.
O Anúncio da verba investida vai ser feito na manhã da quarta-feira (3). O investimento se dará por meio de três editais que serão lançados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
A cerimônia de lançamento do apoio financeiro aos projetos vai acontecer na sede da Fapesc, em Florianópolis. O evento conatrá com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde.
O fomento será destinado a projetos apresentados por pesquisadores vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) públicas e privadas sem fins lucrativos, e por empresas sediadas em Santa Catarina.
No primeiro semestre de 2024 foram 6.159.160 casos prováveis de dengue registrados e 4.250 mortes pelo vírus. Segundo o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, há ainda 2.730 óbitos em investigação.
Em Santa Catarina, de acordo com o informe epidemiológico da DIVE, 260 pessoas já morreram em decorrência da dengue.