Região Grande Florianópolis

Pesquisadores de SC usam LED no tratamento de fibromialgia e perda de memória

Na execução do estudo, foram utilizados capacetes revestidos com LEDs

Autor
Pesquisadores de SC usam LED no tratamento de fibromialgia e perda de memória
Foto: Reprodução / Internet

Um estudo conduzido por pesquisadores catarinenses conseguiu observar os benefícios de técnicas terapêuticas com o uso de LED infravermelho. Os pesquisadores são do Laboratório de Neurociência Experimental (Lanex) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

PUBLICIDADE

De acordo com os pesquisadores, a terapia é eficiente no tratamento de fibromialgia e perda de memória. O uso do LED para tratar essas doenças é a principal linha de pesquisa dos cientistas.

Na execução do estudo, foram utilizados capacetes revestidos com LEDs aplicados diretamente na cabeça. Essa terapia é chamada de fotobiomodulação transcraniana. Os testes foram feitos em um grupo de pessoas com fibromialgia e perda de memória, em sessões de 20 minutos, ao longo de oito semanas.

Para efeito comparativo, outro grupo de pessoas com as doenças recebeu um dispositivo com efeito placebo. Com isso. foi identificada a diminuição de dor e melhora da qualidade de vida nos pacientes com fibromialgia.

Além disso, nos pacientes com perda de memória, também foi observada melhora significativa do quadro em até dois meses após o início do tratamento e até três meses após o término do tratamento.

O LaNEx da Unisul é uma unidade de pesquisa dedicada ao estudo do sistema nervoso e suas funções. O equipamento foi desenvolvido em parceria com a Cosmedical, empresa de LEDterapia de Mauá, na região metropolitana de São Paulo.

Relacionadas