De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), apenas 5% das vítimas de Covid-19 com mais de 50 anos tomaram a segunda dose de reforço da vacina. Isso preocupa, pois o número de mortes pela doença nesta faixa etária é de 93% em Santa Catarina, índice que dobrou nos últimos meses. No mês de abril foram 74 mortes, já em julho, o número de mortes chegou a 189.
Segundo Eduardo Macário, superintendente da Dive, novas variantes estão chegando no estado, por isso é imprescindível o reforço das vacinas. “Pessoas que não tomaram a segunda dose de reforço são a grande concentração de casos graves e hospitalizados. O reforço da imunização é fundamental pra que a gente se proteja dessa nova onda de variantes,” informa Macário.
Em Santa Catarina, 99,3% das pessoas com 55 anos ou mais têm o esquema primário de vacinação, isso se refere às duas primeiras doses ou a única. Quando o reforço foi liberado a porcentagem caiu para 70,2%, e 27% para a aplicação de reforço dessa mesma faixa etária.