Região Grande Florianópolis

Primeira ótica pública de SC distribuiu 50 óculos na primeira semana

Serviço é oferecido pelo novo MultiHospítal de Florianópolis

Autor
Primeira ótica pública de SC distribuiu 50 óculos na primeira semana
Solange e Leonilda em frente ao MultiHospital. Foto: Allan Carvalho.

Inaugurado há duas semanas, o MultiHospital do sul da Ilha, em Florianópolis, mantém uma ótica pública, que distribui óculos para pacientes encaminhados pelos postos de saúde espalhados pela Capital. Somente nos cinco primeiros dias de atendimento foram distribuídos 50 pares (armação e lentes) a moradores usuários do SUS.

PUBLICIDADE

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, e o acesso ao serviço se dá somente por meio de encaminhamento do Centro de Saúde. Nos últimos anos, cada paciente que solicitava nos postos de saúde um exame de vistas com um médico especialista oftalmo entrava numa fila de espera e a consulta era liberada em cerca de 14 meses. Com o MultiHospital, as consultas tem sido agendadas para até dois meses.

Um exemplo do impacto desse serviço é o caso de Solange Regina Vacchi. Na terça-feira (18), Solange levou a mãe, Leonilda Vacchi, para uma consulta oftalmológica no MultiHospital. “Minha mãe fez cirurgia, em 2015, no HOF [Hospital de Olhos de Florianópolis] e todo ano a gente faz a revisão. A gente estava aguardando essa consulta e eu achei que ia demorar mais, mas no fim foi bem rápida”, relata Solange Vacchi. “E foi ótima, muito bem atendida pelo médico”, completou. 

Para acessar as consultas oftalmológicas no MultiHospital, é necessário primeiro ir ao Centro de Saúde. As equipes de Saúde da Família (eSF) avaliam o caso e encaminham o cidadão para o atendimento especializado. A solicitação é enviada para a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que classifica cada pedido de acordo com a gravidade e organiza as listas de espera. Em seguida, o paciente é convocado para realizar os procedimentos no MultiHospital.

Prefeito Topázio Netto, no dia da inauguração do MultiHospital. Foto: Allan Carvalho

A utilização da ótica pública ocorre apenas após atendimento no MultiHospital. Caso o profissional oftalmologista tenha indicado a necessidade de óculos, o cidadão pode se dirigir à ótica e escolher a armação de acordo com o interesse. A solicitação (armação e lentes) é enviada para a produção, e os óculos estarão prontos para retirada em cerca de cinco dias úteis. Entre segunda e sexta-feira (14), 51 óculos foram solicitados para moradores de Florianópolis atendidos no local.

Leonilda voltará ao Carianos já na próxima terça-feira para buscar seus novos óculos. Após a consulta oftalmológica, recebeu a prescrição e foi escolher seu novo par na ótica pública. Em cerca de cinco minutos, os óculos foram escolhidos e a solicitação enviada. “Ótimo, tudo muito bom. Eu nem sabia da existência do hospital aqui, foi uma surpresa quando a gente chegou e viu essa estrutura, parece um hospital particular”, conclui Solange.

Relacionadas