A partir desta segunda-feira (24), a prefeitura de Itajaí está disponibilizando o agendamento de mil consultas para médicos clínico geral exclusivamente através do aplicativo Conecta.í. A Secretaria de Saúde informa que, apesar do agendamento ser online, as consultas serão presenciais. Os primeiros atendimentos acontecerão nesta quarta-feira (26) em 10 Unidades Básicas de Saúde.
De acordo com a prefeitura, a medida visa diminuir as filas de espera e melhorar o acesso dos cidadãos às consultas do Sistema Único de Saúde (SUS). A novidade foi desenvolvida em parceria entre as Secretarias de Saúde e Tecnologia do Município de Itajaí.
Para agendar o atendimento médico pelo aplicativo, o cidadão precisa baixar o aplicativo Conecta.í em seu celular e estar cadastrado na plataforma Gov.br do Governo Federal. Com o acesso ao app, basta clicar no ícone Saúde, depois em Minha Saúde e, em seguida, realizar o login na plataforma para se identificar.
Um menu mostrará as 10 unidades com atendimento disponível. O cidadão poderá escolher o local, o horário e a data da consulta para os sete dias seguintes. Não será possível marcar consultas para o mesmo dia. Casos de urgência e emergência não são contemplados pelo aplicativo; nesses casos, os pacientes devem procurar, portanto, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Caso o cidadão não tenha o cadastro atualizado na base da Prefeitura de Itajaí, ele precisará procurar uma UBS para regularizar a situação e poder utilizar a ferramenta.
Bairros contemplados
Nesta primeira etapa, 12 profissionais estarão disponíveis para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os bairros contemplados são: Santa Regina, Rio Bonito, Centro-Vila, Votorantim, São Pedro, Praia Brava, São Vicente, Jardim Esperança e Promorar II. Além disso, há consultas para a Unidade de Assistência Médica Especializada (UAME), junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS).
“Estamos entregando mais uma solução tecnológica através do Conecta.í, que se consolida como uma versão digital do Município de Itajaí disponível na palma da mão dos cidadãos. A possibilidade de marcar a própria consulta pode revolucionar nossa relação com os serviços públicos de saúde e melhorar nosso atendimento à população”, avalia Murilo Allan Sodré de Souza, secretário municipal de Tecnologia.
A plataforma também permitirá, do mesmo modo, o cancelamento da consulta em até 24 horas. Caso o cidadão falte à consulta agendada pelo aplicativo, ele ficará impedido de realizar novos agendamentos até comparecer à UBS para regularizar o cadastro.
Se o módulo ainda não estiver disponível no Conectaí, atualize o aplicativo na loja de aplicativos do seu smartphone.