Região Balneário / Itajaí

Governo declara situação de emergência em saúde pública em SC

Decreto autoriza a contratação de serviços de entidades privadas

Autor
Governo declara situação de emergência em saúde pública em SC
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / Governo de SC

O Governo do Estado declarou nesta segunda-feira (29) situação de emergência em saúde pública em todo território catarinense, para prevenção e enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

PUBLICIDADE

O decreto autoriza a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a promover a requisição de bens e serviços de entidades privadas com ou sem fins lucrativos, além da edição de normas complementares ao documento oficial.

“Nós temos acompanhado diariamente a taxa de ocupação dos nossos leitos de UTI neonatal, adultos e pediátricos. Não há falta de leitos de UTI, mas a gente tem uma taxa de ocupação acima de 90%”, explica a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O decreto nº 574, de 29 de abril de 2024, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado desta segunda, foi necessário devido a existência de situação anormal em virtude da Síndrome Respiratória Aguda Grave em Santa Catarina.

Esta ação está baseada em indicadores epidemiológicos que apontam para o aumento expressivo nos índices de internações em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal, pediátrica e adulto, e da consequente superlotação dos centros de atendimento, caracterizando elevado risco sanitário. 

Vacina pode ajudar a controlar situação

Também fazem parte das ações de enfrentamento das doenças respiratórias a ampliação da vacina contra a Influenza para crianças até os 12 anos. A vacina está disponível até o dia 31 de maio para o público prioritário, que são gestantes, puérperas, professores, profissionais da segurança pública, população com 60 anos ou mais, população com 6 meses de idade a 12 anos.