Região

Escalada em prédios: a nova estratégia de combate à dengue em Itajaí

Servidores foram treinados para trabalho em altura

Autor
Escalada em prédios: a nova estratégia de combate à dengue em Itajaí
Foto: Divulgação / Prefeitura de Itajaí

Após implantar o ingresso forçado em imóveis para a remoção de entulhos a prefeitura de Itajaí prepara uma nova medida ousada contra o mosquito Aedes aegypti: a escalada em prédios.

PUBLICIDADE

A Vigilância Epidemiológica desenvolveu um curso para trabalho em altura com 22 agentes de combate a endemias da cidade. A iniciativa visa preparar os profissionais para atuar em locais de inspeção de difícil acesso. A formação teve carga horária de 8 horas e foi dividida em duas turmas, nos dias 21 e 28 de maio.

Durante a qualificação, os participantes aprenderam diversas normas de trabalho, como a análise de riscos e condições impeditivas ao realizar o trabalho em altura, além disso, medidas de prevenção e controle. Outro tópico importante foi o uso de sistemas, procedimentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para atuar em locais de difícil acesso.

Os agentes de combate a dengue também se prepararam para situações de emergência, focando em noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros. O treinamento, do mesmo modo, incluiu atividades práticas sobre nós, ancoragem e outras ferramentas de trabalho.

“Essa capacitação é fundamental para o desenvolvimento das atividades dos agentes de endemias. Muitas vezes, ao vistorarem casas para eliminar focos, as equipes se deparam com locais de difícil acesso. Com isso, o trabalho se torna ainda mais efetivo”, informou André Marcílio, diretor de Vigilância Epidemiológica de Itajaí.

Relacionadas