Bombeiros de plantão na manhã desta quinta-feira (15) salvaram a vida de um bebê de apenas 42 dias. O menino estava engasgado e os pais resolveram pedir ajuda aos militares no quartel. O fato ocorreu na cidade de Rio do Sul, no Alto Vale.
O relógio marcava 6h15min da manhã quando os pais levaram o bebê nas dependências do quartel do Corpo de Bombeiros, na Alameda Bela Aliança, no bairro Jardim América. Os militares logo identificaram que o menino estava com a chamada Ovace, que é a obstrução de vias aéreas por corpo estranho.
Alarme tocou e bombeiros correram para ajudar
Conforme o relatório da ocorrência, “quando do acionamento pelo sistema de alarme, os bombeiros de serviço correram para a frente do quartel para o primeiro atendimento”. Os militares então realizaram os primeiros procedimentos de manobras de desobstrução de vias aéreas com tapotagens.
Logo em seguida, já na segunda tentativa, veio a sensação de alívio. Isso porque o bebê começou a chorar, voltando a respirar. Na sequencia, ele foi colocado em posição de repouso, conforme os protocolos do Corpo de Bombeiros.
Apesar do menino ter recuperado a respiração, os bombeiros acionaram a equipe do Samu, que fez uma avaliação da vítima e orientou os pais. O Samu, portanto, assumiu o atendimento e os bombeiros voltaram ao estado de prontidão, no quartel.
Orientação
Ao se deparar com estas situações de Ovace, o Corpo de Bombeiros orienta e recomenda que seja imediatamente ligado para a Central de Operações de Bombeiro (Cobom) por meio do telefone 193.
Com isso, o operador já orienta os primeiros socorros para os pais, bem como os pais poderão deslocar para a unidade de socorro mais próximo (hospital, unidade de saúde, por exemplo).