O Boletim da Dengue em Blumenau, divulgado semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde, revela quais os bairros têm mais foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Em primeiro lugar nesta indesejável lista, aparece o Progresso. Em seguida, Itoupava Norte, Itoupava Central e Salto do Norte. Confira abaixo:
O formato de divulgação das informações da dengue foi modificado, já que a cidade não vive mais um período de epidemia. Desde o último boletim, divulgado em 9 de agosto, Blumenau registrou 219 novas notificações.
De casos confirmados foram 605, porém, nem todos foram contraídos na última semana, apenas foram confirmados nos últimos sete dias em função da força-tarefa realizada pela equipe da Vigilância Epidemiológica na investigação das notificações pendentes.
Em relação às mortes, desde a primeira semana de 2024, o município contabiliza 39 óbitos.
Sinais e sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.
Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
Vacinação
A aplicação do imunizante contra a dengue, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), ocorre nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Para receber a vacina, basta procurar por uma das unidades de saúde do município com sala de vacina ativa. O esquema de aplicação da vacina contra a dengue é duas doses com um intervalo de três meses entre elas.
Denúncia
A população pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS, nos telefones 156 (opção 4) ou (47) 3381-7770.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Se a preferência for pelo registro on-line, basta acessar: https://ouvidor.saude.gov.br/public/form-web/registrar.