Região Blumenau

Blumenau tem sete pacientes internados na UTI com dengue

Em uma semana, foram registrados mais de 470 novos casos da doença

Autor
Blumenau tem sete pacientes internados na UTI com dengue
Paciente no Centro de Atendimento Dengue, na FURB. Foto: Michele Lamin

O Boletim da Dengue, divulgado nesta quarta-feira (13) pela Secretaria de Saúde de Blumenau, traz os números atualizados da doença na cidade. Em uma semana, desde o último levantamento, foram registrados 122 novos focos do mosquito transmissor e 473 casos da doença. 

PUBLICIDADE

Neste momento, sete pessoas estão internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 22 em enfermaria por conta da dengue. Desde o começo do ano, o total acumulado é de 1.291 focos do mosquito e 5.350 casos prováveis. Destes, 4.242 estão em investigação e 1.108 foram confirmados.

De acordo com a pasta, os casos prováveis são todos os casos notificados, suspeitos, confirmados e inconclusivos, com exceção dos descartados. Desse modo, todos os casos suspeitos, que estão no sistema, serão considerados prováveis. Isso permite uma análise mais precisa da situação.

Sinais e sintomas da dengue

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Centro de atendimento dengue

Para ajudar no acolhimento das unidades de saúde e desafogar os hospitais, foi criado em Blumenau um Centro de atendimento focado em dengue no Campus 3, da Furb, que fica na Rua São Paulo, número 2.171.

A equipe multiprofissional de 20 pessoas é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atendem a população com sintomas de dengue, em formato de porta aberta, das 7h às 19h, sete dias por semana, incluindo feriados. 

Denúncia

A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Relacionadas