Região Blumenau

Blumenau inicia vacinação contra a dengue na próxima segunda-feira

A aplicação começa pelas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Autor
Blumenau inicia vacinação contra a dengue na próxima segunda-feira
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Blumenau receberá nesta quinta (2) e sexta-feira (3) 5.057 doses de vacina contra a dengue (Qdenga). A aplicação será direcionada, inicialmente, para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. O processo de imunização terá início na próxima segunda-feira (6).

PUBLICIDADE

Para receber a vacina, basta ir até um dos Ambulatórios Gerais da Família (AGFs), localizados no Centro, Garcia, Velha, Itoupava, Escola Agrícola, Badenfurt e Fortaleza. Além disso, ao longo da próxima semana, as Estratégias Saúde da Família (ESFs) que disponham de sala de vacinação ativa também serão abastecidas com as doses do imunizante.

A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses com um intervalo de três meses entre elas, e tem o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.

A vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, comemora a vinda das doses para o município.

“É um marco importante para nossa comunidade e demonstra o reconhecimento das autoridades de saúde sobre a necessidade de proteger nossa população contra essa grave doença. Estamos comprometidos em garantir acesso à vacinação e em continuar promovendo medidas de prevenção à dengue em nosso município.”

Para a secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, iniciar a aplicação da vacina contra a dengue em Blumenau é um passo significativo na proteção da saúde pública do município.

“Além de trabalharmos na prevenção, agora podemos dar mais segurança aos blumenauenses em relação à propagação da doença. Pedimos que o público-alvo procure pelas unidades de saúde com sala de vacina ativa e busque pelo imunizante.”

Recomendações

  • Vacinas com vírus inativos, como o da gripe, podem ser administradas a partir de 24 horas após a vacinação contra a dengue;
  • Vacinas com vírus atenuados, como a tríplice viral e a febre amarela, podem ser administradas após 30 dias da vacinação contra a dengue;
  • Em casos de infecção pelo vírus da dengue é recomendado aguardar 6 meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada);

Contraindicações

A vacina dengue não deve ser administrada nas seguintes situações:

  • Anafilaxia ou reação de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente listado na seção “composição da vacina” ou à uma dose anterior dessa vacina;
  • Indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras, tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação, assim como ocorre com outras vacinas vivas atenuadas;
  • Indivíduos com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática, quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida.

Critério de escolha dos municípios

O município foi escolhido com base nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) no Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a dengue em 2024. Esses critérios priorizam municípios de grande porte (com população igual ou superior a 100 mil habitantes) com histórico de alta transmissão de dengue nos últimos 10 anos, juntamente com outros municípios de suas regiões de saúde, independentemente do tamanho populacional.

A seleção foi feita com base na predominância do sorotipo DENV-2 (recentemente emergente) e no número elevado de casos no período de monitoramento de 2023/2024 (SE-27/2023 à SE-02/2024).

Relacionadas