Região

Baixa demanda faz a Prefeitura de Penha fechar centro da dengue

Casos suspeitos serão atendidos nas UBSs e PA 24h

Autor
Baixa demanda faz a Prefeitura de Penha fechar centro da dengue
Foto: Divulgação / Prefeitura de Penha

A Prefeitura de Penha, no litoral Norte catarinense, desativou e desmobilizou a estrutura da Central de Triagem da dengue, que operava junto à Colônia de Pescadores no bairro Armação, nesta segunda-feira (27). A partir desta data, o Pronto Atendimento (PA) 24 horas e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atenderão os casos suspeitos.

PUBLICIDADE

O governo municipal justificou o encerramento das atividades devido à baixa procura e à diminuição dos casos nas últimas semanas. A secretaria de saúde montou o local para aliviar outras unidades que estavam sobrecarregadas durante o auge do verão.

Os números de atendimentos gerais foram 5.571 em março, 6.901 em abril e 1.828 até quinta-feira (23) de maio.

“A localidade atendeu perfeitamente as necessidades da população, principalmente em abril, quando tivemos o pico da doença aqui na cidade. Oferecemos diagnóstico, testes rápidos, hidratação e tratamento, além de toda a equipe à disposição durante esse período. Agora, decidimos encerrar as atividades porque acreditamos que os atendimentos podem ser supridos no PA ou nas UBSs. Iremos otimizar os recursos que estávamos investindo na Central de Triagem em outros equipamentos de saúde”, afirmou a Secretária de Saúde, Bárbara Juma Lugogo.

Além disso, a prefeitura de Penha afirmou que está concentrada na vacinação da gripe e COVID-19, evitando a propagação de doenças respiratórias com a chegada do inverno.

Relacionadas