A Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (APAR) promoveu nesta sexta-feira (22) em Florianópolis uma ação de conscientização e prevenção ao diabetes. Além disso, a iniciativa prestou informações sobre o controle das doenças renais, em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Diabetes. Desde 2001, a APAR vem realizando campanhas, intensificando e ampliando cada vez mais a cultura sobre a importância da prevenção das doenças nominadas silenciosas.
Para aproveitar o grande fluxo de pessoas, a entidade promoveu a ação na avenida Paulo Fontes. Foi em frente ao TICEN (Terminal de Integração Central), entre 9h e 16h. Entre as ações ocorreram exames de glicemia e aferição de pressão arterial. Além disso, houve distribuição de materiais e panfletos alusivos ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, com a participação de multiprofissionais de saúde. Tudo ocorreu de forma gratuita.
O trabalho teve apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, SICOOB MAXCREDITO. Além disso, contou com as parcerias da Associação Renal Vida, Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e da Associação dos Centros de Nefrologia de Santa Catarina (Ascene-SC), entre outras entidades representativas no cenário nacional, com o objetivo de divulgar as informações relacionadas à prevenção e a importância do diagnóstico precoce das doenças.
Para Humberto Mendes Presidente da APAR, “alertar os principais grupos de risco como hipertensos, diabéticos, idosos, obesos, usuários de anti-inflamatórios de que a doença renal é silenciosa e pode ter prevenção quando se tem diagnóstico precoce e controle é o nosso maior objetivo. Este ano queremos continuar batendo nosso propósito que é realizar 1.500 aferições de glicemia ao longo do dia do evento”, declara o presidente da APAR, Humberto Mendes.