Região Santa Catarina

Imetro fiscaliza balanças nas feiras livres do Estado

O prazo para regularização dos instrumentos reprovados é de dez dias

Autor
Imetro fiscaliza balanças nas feiras livres do Estado
Foto: Divulgação / Imetro

O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) coordenou uma ação nacional para checar se as balanças utilizadas pelos feirantes estão de acordo com os requisitos estabelecidos pela regulamentação.

PUBLICIDADE

Em Santa Catarina, fiscais do Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) realizaram a Operação Dia do Feirante, que ocorreu em várias regiões do Estado. As fiscalizações ocorreram nas cidades de Blumenau, Indaial, São Bento do Sul, Massaranduba, Chapecó, Criciúma e Nova Trento.

De acordo com representantes do Imetro, foram fiscalizadas 55 balanças de feiras livres, das quais quatro foram reprovadas. As balanças reprovadas não estavam regulares, pois não foram aprovadas no teste de excentricidade, onde um mesmo peso colocado em qualquer posição do prato de pesagem não pode apresentar variações.

Os responsáveis pelos instrumentos reprovados receberam um prazo de dez dias para realizar o conserto das maquinas. Além disso, toda a balança precisa conter o selo indicando a última verificação e sua validade.

A validade da verificação é de até um ano e todas balanças precisam possuir selo lacre, e placa de inventário do Inmetro. Para atender o consumidor, a balança precisa estar em local iluminado, em plataforma sólida, nivelada, onde tanto o consumidor quanto o vendedor possam acompanhar as pesagens.

Relacionadas