Região Grande Florianópolis

Safra da tainha será aberta com celebração de fé no Sul da Ilha

Cerimônia ocorre todos os anos desde 2005

Autor
Safra da tainha será aberta com celebração de fé no Sul da Ilha
Safra da Tainha é celebrada todos os anos no Campeche. Foto: divulgação

O Instituto Getúlio Manoel Inácio (IGMI) e a Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche vão promover no feriado de 1º de Maio – uma quinta-feira um evento para marcar a abertura oficial da 17ª Safra da Tainha. A celebração será na faixa de areia da praia do Campeche, em Florianópolis, no final da avenida Pequeno Príncipe e marca o período mais significativo ara a pesca artesanal no litoral catarinense. O evento será transmitido ao vivo em live no instagram @aberturaoficialdasafradatainha.

PUBLICIDADE

A festa começa com o tradicional café comunitário e a Missa Campal que abrem a programação. Além disso, diversas atividades culturais vão resgatar a tradição de pesca, envolvendo adultos e crianças ao longo do dia. Artistas locais também vão se apresentar.

A celebração da abertura da safra da tainha ocorre desde 2005 no Sul da Ilha e marca as comemorações do dia do trabalhador e o início das atividades nos ranchos de pesca no litoral catarinense. De acordo com os organizadores, o evento tem como foco o fortalecimento, o reconhecimento e a continuidade das práticas tradicionais da pesca. É também um momento para a valorização da cultura açoriana, da sustentabilidade, da economia e gastronomia local.

Safra da Tainha na Lagoinha do Norte, em 2021. Foto: divulgação

Patrimônio cultural

Desde 2012 a pesca artesanal da tainha é patrimônio histórico, cultural e artístico de Santa Catarina. E desde 2019 a Pesca Artesanal da Tainha no Campeche é reconhecida como Patrimônio Cultural do estado.

O evento neste ano conta com a realização do Ministério da Cultura e patrocínio do Grupo Nexxees, através da lei federal de incentivo à Cultura. E a proposta também foi selecionada pelo edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Empresas como o Grupo Nexxees, compartilham da importância de ser patrocinadora de um evento que valoriza a cultura local. “Para o Grupo Nexxees é um orgulho poder apoiar e fazer parte de uma tradição tão antiga e importante para a economia e cultura local. Temos 31 anos de história com a cidade de Florianópolis, fomentando a economia e o empreendedorismo na vanguarda da tecnologia em soluções de serviços financeiros e mercantis, com destaque ao processo de pagamento e recebimento B2B no Brasil. Nossas raízes estão aqui, é nosso compromisso exaltar e preservar a cultura e tradição da nossa terra.” destaca Edenir Silva, um dos fundadores e Vice Presidente do Grupo Nexxees.

O IGMI – Instituto Getúlio Manoel Inácio e a Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche tem realizado ações importantes na comunidade, valorizando, divulgando e preservando a pesca artesanal com a canoa à remo. Sob gestão de Carla Inácio, o IGMI dá continuidade ao trabalho realizado anteriormente sob a liderança do maestro e líder comunitário Getúlio Manoel Inácio, que deu início a esse trabalho.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO:

TERÇA – 30/04

18h30

– Cultura da Pesca Artesanal: compartilhando saberes – conversa com pescadores artesanais do Campeche.

– Exposição de fotos Campeche Postal com Mara Freire e Ronaldo Andrade.

19h15

– Exibição do documentário “Massa da Promessa ao Divino: Uma História Entre Mares” de Charles Cerchonetto.

20h

– Terço luminoso e procissão na praia do Campeche.

21h

– Confraternização comunitária.

QUARTA – 01/05

MANHÃ

07h30 às 08:45

– Café comunitário.

– Música com Edu Madma acústico com participação de Harnnon Cardoso

– Presença no Rancho do Coletivo Casa das Rendas do Campeche

9h

– Procissão acompanhada pelo Grupo Música do Rancho da Canoa e Missa na praia

– Hasteamento das bandeiras com representantes dos pescadores artesanais

10h30

– Benção aos pescadores de todo o litoral Catarinense.

11h

– Pescadores e a pesca da tainha: conquistas e expectativas para a safra

11h30

– Apresentação artistica – Dona Bilica

intervalo

TARDE

13h30

– Apresentação da Capoeira – Casa Cultural Canela Preta.

– Oficina de pesca (Cultura da Pesca Artesanal: compartilhando saberes) com Ivanir Faustino.

– Apresentação do Coletivo Casa das Rendas do Campeche.

14h30

– Apresentação da Banda de música do Corpo de Bombeiros Militar de SC

– Limpeza da praia com Instituto Nexxera e comunidade.

15h30

– Roda de conversa: Meio Ambiente, Cultura e Pesca Artesanal com Guia Manezinho (Rodrigo Stüpp), Hugo Adriano Daniel e Jair Francisco Ferreira.

– Cabo de guerra com a criançada.

16h

– Exposição e oficina com o projeto Tamar

16h30

– Apresentação do Boi de mamão do Campeche

Relacionadas