
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, assinou o decreto que prevê aplicação da taxa de 40% sobre os produtos de importação do Brasil. Somando à tarifa de 10% já existente, o tarifaço fica em 50%. O documento foi assinado nesta quarta-feira (30) e a tarifa passa a valer, portanto, antes do prazo definido para outros países, que é no dia 1º de agosto.
Para a Casa Branca, ações do governo brasileiro representam ameaça “incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”. Assim, deu-se a justificativa para aplicação do tarifaço que atinge o país de maneira em geral.
Leia também: Após tarifaço dos EUA, madeireira catarinense anuncia férias coletivas
Após o anúncio de Donald Trump de que produtos brasileiros vendidos aos Estados Unidos terão taxas de 50%, as empresas exportadoras do Brasil buscam formas de adiar o impacto da medida. Em Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina, uma empresa exportadora do setor madeireiro anunciou nesta terça-feira (29) que deu férias coletivas a quase 500 funcionários. A empresa fabrica molduras de madeira para o mercado externo – sendo 95% do total para os Estados Unidos.
Veja na íntegra: Após tarifaço dos EUA, madeireira catarinense anuncia férias coletivas – Guararema News