Região Santa Catarina

Servidor afastado por suspeita de corrupção no Sul de SC é o próprio prefeito

Elisandro “Fanica” ainda não se manifestou sobre o caso.

Autor
Servidor afastado por suspeita de corrupção no Sul de SC é o próprio prefeito
Elizandro Fanica. foto: divulgação

Um dos dois servidores municipais afastados de suas funções nesta terça-feira (23), foi o prefeito de Praia Grande, cidade situada no Sul do Estado, Elisandro Pereira Machado, conhecido como Fanica (Progressistas). Até o início da tarde, Fanica ainda não havia se manifestado a respeito e nem mesmo a Prefeitura emitiu qualquer nota. A ordem judicial pelo seu afastamento acontece em decorrência da Operação Maktub, que também cumpriu uma ordem de prisão contra um empresário da cidade.

PUBLICIDADE

De acordo com as investigações iniciadas pela Polícia Civil, Os três são suspeitos de envolvimento em irregularidades na construção da rua coberta, uma obra promovida na Praça São Sebastião, no Centro de Praia Grande, cidade que fica na divisa com o Rio Grande do Sul.

A Polícia apurou que o segundo servidor afastado, além do prefeito, a pedido de Fanica, procurou o proprietário da empresa com o objetivo de elaborar o projeto básico para a construção da rua coberta, incluindo o memorial descritivo e a planilha orçamentária. Tudo foi preparado pelo empresário em conjunto com uma pessoa subcontratada, responsável pela execução da obra. Esses documentos foram então encaminhados a um servidor da prefeitura, que assinou como responsável pela sua confecção.

Além disso, as análises realizadas pela Polícia Civil revelaram que o empresário conseguiu afastar um concorrente, possivelmente, oferecendo uma vantagem indevida, resultando na vitória de sua empresa na disputa.

Conforme o levantamento da Polícia Civil, as irregularidades resultaram em um prejuízo total de cerca de R$ 240 mil para a prefeitura de Praia Grande, devido, principalmente, ao sobrepreço dos materiais previstos na planilha orçamentária.

Após o levantamento das provas, os policiais prenderam o empresário nesta terça por meio de um mandado de prisão preventiva. Cumpriram ainda, dois mandados de afastamento das funções públicas e cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos envolvidos.

Relacionadas