Uma pesquisa feita pelo Instituto DataSenado apontou que 81% dos brasileiros acham que as notícias falsas, as chamadas fake news, podem afetar significativamente o resultado eleitoral. A proximidade das eleições municipais de 2024 acende um alerta sobre a desinformação.
De acordo com os números divulgados pela pesquisa, 72% dos brasileiros já se depararam com notícias falsas nas redes sociais nos últimos seis meses e consideram “muito importante” controlar essas publicações para garantir uma competição justa.
Em 2019, presidida pelo senador Ângelo Coronel (PSD-BA), foi instalada a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Fake News que investiga denúncias de notícias falsas e assédio nas redes sociais, além do uso de contas artificiais e de serviços de impulsionamento de conteúdo para divulgação de propaganda política.
Contudo, a comissão teve as atividades suspensas, junto com todas as demais comissões do Congresso Nacional, no início da pandemia de covid-19. O seu prazo de funcionamento foi prorrogado por tempo indeterminado.
O impacto das notícias falsas nas eleições no Brasil é apresentado pelo DataSenado. Em uma pesquisa feita entre os 5 e 28 de junho de 2024, o levantamento abordou 21.808 brasileiros de todas as regiões do país.
De acordo com a pesquisa, 72% dos usuários de redes sociais já viram notícias que desconfiam serem falsas nos últimos seis meses. Segundo o levantamento, 31% acham que quem compartilha esse tipo de notícia quer mudar a opinião dos outros. Já outros 30% acreditam que as notícias falsas são compartilhadas por desconhecimento sobre sua veracidade.
A pesquisa revelou ainda que um terço dos brasileiros está insatisfeito com a democracia, enquanto 66% ainda acreditam que a democracia é sempre a melhor forma de governo.