
O ex-presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco (PSD) é cotado para assumir um ministério no governo Lula. O presidente Lula deve marcar uma reunião com Pacheco até a sexta-feira (7), data em que o senador mineiro sairá de férias.
Após a reunião com Lula, o senador deve ficar pelo menos 15 dias de férias. Antes de se encontrar com Lula, Rodrigo Pacheco deve conversar sobre seu futuro político com o atual líder do governo na Casa, o senador Jaques Wagner (PT).
Rodrigo Pacheco é cotado para assumir um ministério no governo Lula, essa possibilidade vem sendo ventilada desde 2024. Pacheco foi cogitado para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, atualmente comandado por Ricardo Lewandowski.
Contudo, o senador está mais cotado para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, chefiado por Geraldo Alckmin. Entretanto, o senador aguarda um “chamado” do chefe do Palácio do Planalto para definir seu futuro político.
Se Pacheco assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o PSB de Alckmin perde mais um ministério no governo. Em 2024, a sigla já tinha perdido o Ministério da Justiça, após a saída de Flávio Dino para o STF.
Entretanto, o novo líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) afirma que, mesmo que perca espaço, a legenda não deve deixar a base aliada do governo.