
Uma pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, dedicada aos possíveis resultados das eleições de 2026, aponta que em um potencial segundo turno, o atual presidente Lula perderia a disputa para Jair Bolsonaro (PL), para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e para a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL). As projeções foram divulgadas nesta sexta-feira (30).
O levantamento entrevistou, ao todo, 4.399 pessoas em todo o país entre os dias 19 e 23 de maio de 2025. A metodologia realizada na pesquisa foi a Atlas RDR, feita pela internet. Vale considerar que a margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Projeções em que Lula perde
Lula x Jair Bolsonaro
De acordo com os resultados da pesquisa, numa eventual disputa entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente alcançaria 47,5%, enquanto o atual contaria com 45,5% dos votos. Considerando a margem de erro, pode-se considerar um empate técnico. Assim, a possibilidade é de que o político do PL tenha maior preferência do eleitorado. Neste cenário, 7% responderam que votariam em branco ou nulo, ou não sabem.
Lula x Tarcísio de Freitas
Em um eventual segundo turno contra Tarcísio de Freitas, o atual presidente alcançaria 45,1% dos votos, enquanto o opositor venceria com 48,9%. O número de pessoas que votariam branco ou nulo, ou não sabem, equivale a 6%.
Lula x Michelle Bolsonaro
Por fim, a pesquisa mostrou que Michelle Bolsonaro venceria o atual chefe do Executivo nacional com mais vantagem. Em uma possível disputa entre a ex-primeira-dama e Lula, alcançaria a eleição com 49,8%, enquanto ele aparece com 45,3%. Este cenário também aponta a menor porcentagem entre indecisos, brancos e nulos: 4,9%.
Projeções em que o presidente seria reeleito
Lula x Eduardo Leite
Em um possível segundo turno contra o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), o presidente seria reeleito com 44% dos votos, enquanto o opositor alcançaria 22,6%. O destaque é para a porcentagem de nulos, brancos ou não sabem, que chegou a 33,4%.
Lula x Ronaldo Caiado
Disputando a presidência contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), Lula continuaria no Palácio do Planalto, alcançando 45,2% dos votos. O opositor teria 36,1% do eleitorado. Não sabem, ou votariam nulo ou branco são 18,7%.
Lula x Romeu Zema
Contra o atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o atual presidente também venceria, com a porcentagem de votos chegando a 45,2%, enquanto Zema chegaria a 39,5%. Os votos brancos, nulos ou indecisos somam 15,2%.