Nessa segunda-feira (10), na sessão conduzida por Matheus de Oliveira Claudino, no Plenário da Assembleia Legislativa (Alesc), 40 adolescentes catarinenses foram empossados como os mais novos deputados da 32ª edição do Parlamento Jovem.
Seguindo todo o rito oficial de instalação da legislatura, com juramento e assinatura de termo de posse, os jovens assumiram o mandato. O projeto ocorre duas vezes ao ano e é organizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.
Um dos objetivos do projeto é o desenvolvimento dos jovens enquanto cidadãos. As atividades envolvem oficinas e palestras sobre oratória, protagonismo juvenil, democracia, elaboração de propostas, pareceres e votos.
Os jovens deputados também farão instalação e reunião de comissões, apresentação de propostas de lei a partir das discussões e sessão plenária nesta quinta-feira (13). Marlene Fengler, coordenadora da Escola do Legislativo, destacou que mais de mil propostas legislativas foram originadas no programa, sendo 48 projetos aprovados, que viraram lei.
O projeto conta com a participação de oito escolas sorteadas, de diversas regiões de Santa Catarina. Nestas escolas, os estudantes interessados se candidatam para serem jovens parlamentares e são eleitos pelos seus colegas. Podem participar e concorrer a eleição estudantes de ensino médio de até 21 anos.