Região Santa Catarina

Parcelamento do custo de instalação elétrica está em análise na Alesc

Projeto sugere que fornecedoras forneçam taxa parcelada na conta de luz

Autor
Parcelamento do custo de instalação elétrica está em análise na Alesc
Foto: Celesc / divulgação

Foi apresentado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) um projeto de lei que propõe o parcelamento do custo da instalação elétrica em residências. A proposta é do deputado Matheus Cadorin (Novo).

PUBLICIDADE

Atualmente, o custo da ligação de energia — que inclui poste e cabeamento — gira em torno de R$ 3 mil. Valor que muitas famílias não conseguem pagar à vista. O projeto sugere que as fornecedoras de energia possam oferecer o parcelamento dessa taxa diretamente na conta de luz.

Dignidade com parcelamento

“Queremos garantir o acesso à energia elétrica como um direito básico. Dessa forma, com esse projeto, as famílias poderão parcelar o custo, o que traz mais acessibilidade e dignidade para milhares de catarinenses”, afirma Cadorin.

A proposta mantém a adesão facultativa para as fornecedoras de energia, mas cria uma base legal para facilitar e incentivar o parcelamento, especialmente em comunidades mais vulneráveis.

A medida pode beneficiar milhares de catarinenses que vivem sem acesso regular à energia elétrica, democratizando um serviço essencial para a vida moderna.

Matheus Cadorin é Deputado estadual por Santa Catarina pelo Novo. Além disso, defensor do empreendedorismo, da inovação e da participação cidadã, tem se destacado por sua atuação em projetos que promovem desburocratização, eficiência na gestão pública e liberdade econômica.

Relacionadas