
Nessa terça-feira (25) o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) demitiu Nísia Trindade do Ministério da Saúde. Agora Alexandre Padilha (PT), atual ministro das Relações Institucionais, vai comandar a Saúde.
No início da tarde dessa terça-feira, em reunião com a ministra no Palácio do Planalto, o presidente comunicou que Nísia deixaria o ministério. Além disso, Lula comunicou que Padilha assumiria o comando.
Contudo, Lula ainda não decidiu quem ficará no lugar de Padilha na Secretaria de Relações Institucionais, que faz a ponte do governo com o Congresso Nacional. A troca de comando na Saúde já vinha sendo ventilada há semanas.
Na semana passada, o próprio presidente avisou a auxiliares que trocaria sua ministra da Saúde. O último ato de Nísia à frente do Ministério da Saúde foi em uma cerimônia para anunciar parcerias para produção de vacinas.
Nísia Trindade é funcionária concursada da Fundação Oswaldo Cruz e estava como ministra da Saúde desde janeiro de 2023.
Após ser oficialmente avisado por Lula que assumirá o Ministério da Saúde, Padilha voltou para seu gabinete no quarto andar do Planalto e se reuniu com seus principais auxiliares.
Padilha voltará ao Ministério da Saúde após mais de 10 anos. Ele foi titular da pasta entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2014, período do governo Dilma Rousseff.