Região Brasil

Julgamento de Seif ganha nova data e senador pode perder mandato

Esta será a terceira tentativa de se concluir a sessão com veredito em segunda instância

Autor
Julgamento de Seif ganha nova data e senador pode perder mandato
Foto: Agência Senado / Divulgação

O julgamento do processo que avalia o pedido de cassação do mandato do senador catarinense Jorge Seif ganhou uma nova data para ser concluído. Após duas tentativas iniciais de proceder a sessão do julgamento de Seif, o Tribunal Superior Eleitoral pautou o julgamento do recurso para a próxima terça-feira (30), a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo portal Guararema News.

PUBLICIDADE

Seif foi denunciado pela coligação ‘Bóra Trabalhar’ (União-PSD-Patriota). E também pelo ex-governador Raimundo Colombo (PSD), que também concorreu ao Senado, mas ficou em segundo lugar, atrás de Seif, na eleição de 2022.

Na primeira data marcada para o julgamento, em 4 de abril, a sessão foi adiada por solicitação do presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes, devido à impossibilidade de que fosse concluído até o meio-dia.

Na segunda tentativa de se julgar o recurso, no dia 16 de abril, a sessão foi adiada devido à ausência do relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, que não compareceu alegando motivos familiares.

As denúncias que recaem sobre Jorge Seif apontam abuso do poder econômico durante as eleições de 2022. No final de 2023 , ele foi absolvido em primeira instância, no TRE-SC (Tribunal Regional de Santa Catarina), que julgou os pedidos de cassação improcedentes. O TRE também entendeu que não havia provas suficientes para demonstrar a gravidade das condutas de abuso de poder econômico.

Relacionadas