
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, entregou nesta nesta terça-feira (7) 22 viaturas pick-up 4×4 e 24 aeronaves Remotamente Pilotadas (drones) do modelo DJI Matrice 30T para a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. A entrega contou com a presença do secretário titular da pasta, Mário Hildebrandt.
“Nós estamos fazendo essa entrega para fortalecer ainda mais as regionais, dando a eles instrumento de fiscalização, de acompanhamento, de supervisão, drones com tecnologia das mais avançadas que a gente tem, para auxiliar na operação toda. E também equipamentos, caminhonetes de boa qualidade, para que eles possam, em cada regional, ter condições de ainda fazer um trabalho melhor do que eles já fazem. A proteção e defesa civil são fundamentais e quanto melhor a gente deixar, melhor para as pessoas”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Drones
Os 24 drones DJI Matrice 30T entregues nesta quarta são referência em tecnologia para uso em operações de defesa civil. Eles possuem câmera térmica, sensores de alta resolução e resistência a condições climáticas adversas. Além disso, possuem capacidade de realizar mapeamentos, buscas, monitoramento de áreas de risco, acompanhamento de cheias e apoio em operações de salvamento.
O investimento total para aquisição das aeronaves foi de R$ 1.582.800,00, com recursos próprios da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC). Dos 24 Drones, 20 irão para as Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, três às Diretorias, e uma será doada à Polícia Militar.

Veículos
Além dos drones, o Governo entregou 22 veículos Nissan tipo pick-up 4×4, cabine dupla, especialmente adaptados para atuação em áreas de difícil acesso, em situações de emergência e desastres naturais. As viaturas contam com snorkel, sirene, giroflex interno, iluminação externa e compartimentos para armazenamento de equipamentos de resgate.
As Coordenadorias Regionais de Defesa Civil dos municípios da Grande Florianópolis receberão os veículos. Sobretudo, eles permitirão maior mobilidade e segurança às equipes de campo, além de fortalecerem a presença da Defesa Civil nas comunidades em momentos críticos.
A aquisição das viaturas foi viabilizada por meio de emenda parlamentar da Bancada da Grande Florianópolis.