Começa nessa semana o período definido pela Justiça Eleitoral para realização das convenções partidárias, que vão confirmar os nomes dos candidatos nas eleições de outubro. As reuniões nacionais, que vão bater o martelo para candidaturas à Presidência da República terão início na próxima quarta-feira (20), em Brasília. Segundo a legislação estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para eventos deste tipo vai de 20 de julho a 5 de agosto.
Quem inaugura o período é o PDT que na quarta-feira (20), reúne lideranças em Brasília e confirma a candidatura de Ciro Gomes ao Palácio do Planalto. O PT realiza sua convenção no dia seguinte, quinta-feira (21), para oficializar o ex-presidente Lula como candidato do partido. A previsão é que Lula não participe do evento.
O Avante e o PL têm os encontros agendados para formalização dos nomes de seus candidatos no próximo final de semana. O primeiro, Avante, fará a convenção em Belo Horizonte no sábado (23), em Belo Horizonte, para confirmar a candidatura de André Janones. Já o partido do Presidente Jair Bolsonaro, PL, lancha a chapa na qual ele concorre a reeleição, no domingo (24), no Rio de Janeiro.
Após a semana que vem, a agenda segue com a convecção do Novo, que deve lançar Luiz Felipe d’Ávila, no dia 30; e com o União Brasil, que pretende confirmar a candidatura de Luciano Bivar, em 5 de agosto. Os dois eventos serão em São Paulo. O único que ainda não confirmou data para sua convenção é o MDB. O partido deve confirmar a candidatura de Simone Tebet.