
A Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promoveu uma audiência pública para debater a retomada imediata das obras de duplicação da BR-280, no trecho que liga o município de São Francisco do Sul à BR-101.
A audiência mobilizou cerca de 200 pessoas, entre lideranças políticas e empresariais dos municípios do Litoral Norte do estado. O proponente do debate foi o deputado Maurício Peixer (PL), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa da BR-280.
Na abertura, o parlamentar observou que o trecho, de 36 quilômetros, é o único acesso rodoviário ao porto de São Francisco do Sul, sendo utilizado para o escoamento de produtos industriais e agrícolas e também para o acesso às praias da região, sendo comuns a formação de enormes congestionamentos de veículos.
Outro ponto ressaltado foi a falta de segurança da via. Conforme disse, somente em 2025 foram registrados 11 óbitos, sendo a grande maioria em função de colisões frontais entre veículos.
De acordo com Peixer, a solução seria a duplicação do trecho, mas as obras previstas estão paradas desde o ano de 2022, por conta da necessidade de readequação no projeto, e com isso não têm previsão de recomeçar.