Região Santa Catarina

Dia Mundial do Autismo: deputados cobram investimentos na rede de apoio

“É importante acolher as famílias que convivem com esta realidade” destacou Alex Brasil

Autor
Dia Mundial do Autismo: deputados cobram investimentos na rede de apoio
Foto: Divulgação

Nessa quarta-feira (2) está sendo celebrado o Dia Mundial do Autismo e a partir disso, representantes do PSDB, PL, Podemos e PSD cobraram do estado e dos municípios mais investimentos na rede de apoio durante a sessão da Alesc.

PUBLICIDADE

“Um dia importante em que a gente fala sobre a conscientização e defesa das pessoas com transtorno do espectro autista e todo o espectro neuro divergente. Não é uma condição isolada, faz parte da diversidade humana e precisa ser tratada com políticas públicas”, apontou Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência alertou para o aumento dos casos diagnosticados e lembrou que as Apaes e Associações dos Amigos dos Autistas (AMEs) enfrentam esse aumento e precisam de mais recursos.

Dr. Vicente Caropreso, lembrou que a lei que criou a pensão para autista nível três é de sua autoria. O deputado também citou outras iniciativas da Alesc, como a criação do selo “autista a bordo”; a lei que concede validade indeterminada para laudos permanentes e o acesso gratuito a medicamentos com base na cannabis.

Alex Brasil (PL), Lucas Neves (Podemos) e Mário Motta (PSD) acompanharam Caropreso e também defenderam as causas dos autistas, como o diagnóstico precoce e o acesso a tratamentos e terapias.

“É importante acolher as famílias que convivem com esta realidade”, defendeu Brasil, que comemorou a conquista da AMA Floripa, que conseguiu a cessão de uso de um prédio público para desenvolver suas atividades.

“Reforço o compromisso que deve ser de todos nós, mais do que palavras a construção diária de uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, discursou Motta.

O deputado anunciou recursos para a construção de camarotes sensoriais, próprios para autistas, nos estádios do Avaí e do Figueirense, em Florianópolis.

Relacionadas